O contribuinte que deseja aproveitar o desconto de 15% no Imposto Predial e Territorial Urbano de 2013 tem até esta quinta-feira (28), para efetuar o pagamento do tributo em cota única. Já para quem optar pelo pagamento em cota única a partir de sexta-feira, dia 1º, até 31 de março, o desconto no imposto será de 10%. E também em 31 de março vence a primeira parcela para o contribuinte que preferir pagar mensalmente o tributo – sendo que os demais vencimentos continuam sendo sempre no dia 15 de cada mês.
Para quem ainda não efetuou a retirada do seu carnê do IPTU 2013, a Secretaria da Fazenda informa que ainda está à disposição da comunidade um posto de entrega, no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, no Centro. Mas, os contribuintes que preferirem, podem retirar o seu boleto de pagamento do imposto pela internet, diretamente no site da Prefeitura de Itajaí (Itajaí.sc.gov.br), no banner “IPTU 2013”.
Devido à prorrogação no prazo para pagamento das cotas únicas de fevereiro e de março – inicialmente previstas para vencer no dia 15 de cada mês, a Secretaria da Fazenda também lembra que o pagamento com os carnês deve ser feito diretamente nos caixas dos bancos credenciados ou nas agências lotéricas. “Nos caixas eletrônicos só vai ser possível efetuar o pagamento da cota única com desconto se o contribuinte imprimir o boleto pela internet, onde já estará impressa a nova data do vencimento”, explica o secretário da Fazenda de Itajaí.
O contribuinte que está isento do pagamento do IPTU e que possui o certificado válido, não precisa retirar o carnê. Quem pagou em dia no ano passado, à vista ou parcelado, já terá lançado um desconto de 10% no valor expresso no carnê. Também já foram lançados no carnê deste ano os benefícios das pessoas que se inscreveram no Projeto “Itajaí mais Linda” no ano passado, e realizaram melhorias nos seus imóveis, assegurando descontos que variam de 10 a 40%, de acordo com as benfeitorias realizadas.
O pagamento do IPTU 2013 pode ser realizado em qualquer agência dos bancos credenciados – Banco do Brasil, CEF, Santander, Itau, Bradesco, OABcredi e Blucredi. A perspectiva da Secretaria da Fazenda é que o IPTU gere uma receita estimada em R$ 30 milhões, o que representa algo em torno de 6% da receita. “São recursos que entram diretamente nos cofres do município e podem ser aplicados imediatamente em qualquer obra ou serviço que a Administração julgar necessária”, conclui o secretário.
_________________________
Informações:
Secretário da Fazenda – Marcos Andrade – 9609-0614